As Casas Astrológicas





SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo 3

A Mandala Astrológica

Constelações e Signos

As Casas Astrológicas
Signos e Casas em Elementos de Fogo, Terra, Ar e Água
Qualidades de Signos e Casas Cardinais, Fixos e Mutáveis

janine milward


É preciso que fique bem claro para nós que estamos estudando a Astrologia, que a palavra Constelação vai designar um desenho formado por algumas estrelas e que foi transpassado ao homem e transportado para sua ordenação celeste e sua nomeação terrestre - de outra forma, como poderíamos estudar o céu estrelado?  Se o homem não colocar as estrelas em formações de desenhos inspirados pelas mesmas, não poderia estudá-las mais apropriadamente, estaria sempre envolvido dentro de um imenso Caos.  Assim é a Astronomia e por isso foram criadas as Constelações, dentro das várias civilizações orientais e ocidentais (nem sempre coincidindo suas nomeações e seus agrupamentos).

Na Astrologia, vamos sempre usar a palavra signo. O signo é um símbolo que traz a imagem de um arquétipo, que é algo que mora dentro do nosso inconsciente coletivo e que depois, é trazido ao nosso consciente coletivo e transformado em símbolo e em ciência também - mesmo que subjetiva, mesmo que dentro da Metafísica, como é o caso da Astrologia.

Sendo assim, se olharmos o céu estrelado durante um ano inteiro, veremos que existe um andamento, um passeio, do Sol e da Lua e dos Planetas ao longo de um quase mesmo trajeto..., ora um tantinho mais querendo chegar ao sul, ora um tantinho mais querendo chegar ao norte: é a Eclíptica.

A Eclíptica segue o passeio do Sol acompanhado também pelos passeios aproximados da Lua e dos Planetas, através dessas Constelações - o Anel do Zodíaco - mencionadas acima, ou seja, que parecem como um anel envolvendo a Terra, nossa Mãe-Gaia, quase todo o tempo na altura de seu Equador, um pouco mais ao sul e um pouco mais ao norte, os trópicos de Capricórnio e de Câncer, respectivamente.

Esse anel de constelações foi nomeado de Zodíaco, ocidentalmente, pelo fato de que muitas dessas constelações perfazem a imagem, lembram o desenho, de animais, como o escorpião, os peixes, o aríete, a cabra, o leão, o touro....  Então, o Zodíaco pode ser uma palavra para designar a Roda dos Animais, o Anel de constelações por onde passeiam nossa Família de nosso Sistema de Vida dentro de nossa Galáxia, a Via Láctea, e dentro do nosso Universo, onde moramos.


Esse encadeamento de constelações, esse anel de constelações, segue da seguinte forma: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.


Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti